sábado, 11 de abril de 2015

A Mansão dos Pedersens



A Mansão dos Pedersens 



Coisas estranhas acontecem na mansão dos Pedersens. Estranhas a partir das presenças, das ausências e das convivências, entre os animais e as pessoas que ali residem, vivem e habitam. Alguns aparecem e desaparecem, passam sem deixar vestígios. Seres humanos, animais domésticos e selvagens, animais cativados e não cativados. Um bioma diferenciado, um grupo sem presas ou sem caças, e sem animais predadores. Um Shangri-La de um Horizonte Perdido, a casa de Dersu Uzala

Tirando alguns fatos comuns e relatáveis que podem acontecer em qualquer lugar, outros fatos ali acontecem. São os fatos e os casos, mais estranhos, mais absurdos e inimagináveis que acontecem e se registram por ali. Inumeráveis fatos: dos acreditáveis aos não acreditáveis. Fatos apenas registrados pelos olhos atentos, e fatos que podem cair no esquecimento. Câmeras e fotográficas conseguem poucos resultados ao tentar registrar imagens.

Girafas curiosas visitam a sala de jantar. Raposas aparecem nos vinhedos, buscando serem cativadas. Gatos do mato se instalam em algumas dependências da casa. Instalam-se trazendo suas ninhadas, formam ali suas genealogias. Lagartos, camaleões e teiús passeiam pelas varandas que contornam a casa. Morcegos fazem voos rasantes durante o dia. Enquanto corujas anunciam as horas aparecendo e desaparecendo de suas tocas. Nada é rotineiro, nada é corriqueiro.

Os animais selvagens que se tornam domésticos são batizados com nomes de próprios de pessoas, enquanto as pessoas e os ocupantes da casa têm nomes monossilábicos. Ali não existe o tempo e não existe o verbo. O invisível que se faz presente é o vento. Passado, presente e futuro se confundem com o passar das horas. Animais do presente convivendo com animais do futuro e do passado. Animais velozes e ágeis convivem com animais frágeis e estáticos.

Talvez inebriadas por um som ou uma música, os animais ali chegavam e chegam, para passear ou se instalar. Animais considerados extintos; animais de outro habitat diferentes daquele. E animais de outros continentes. Inclusive animais ainda não descobertos e catalogados. Um lugar que Darwin nunca esteve. Entre Galápagos e a Ilha de Java, com vestígios escandinavos. Palavras em dinamarquês são verbalizadas pelas paredes.

Ali viviam sete personagens, supostamente reais. Personagens que dariam uma bela história. Personagens da natureza e personagens do imaginário. Personagens humanos e não humanos, que um dia na história foram deuses. A começar pelo Sol que todos os dias têm uma tarefa que começa ao amanhecer e se prolonga até o anoitecer. Diariamente faz um trabalho de visitação e investigação sobre a propriedade. Cruzando tudo, iluminando tudo, todos os caminhos de Leste para Oeste em vistoria. Um olhar do alto, sobre aquelas paragens.

A personagem mais real até o momento é Si. E Si quando está com Dó recolhem e abrigam animais para La, acolhendo e aquecendo com Sol e Fá. Quando Si queria se afastar do mundo, isolava-se no sótão. E para que ninguém a incomoda-se, depois de subir, recolhia e enrolava a escada, antes utilizada. E guardava o grande rolo da escada enrolada, debaixo da mesma escada. Que por algum tempo não existiria, ninguém a perceberia, ali escondida e guardada.

Nuvens no céu apresentam formas estranhas como se fossem presságios. No espaço aberto da propriedade, com suas árvores contorcidas ou retorcidas, copadas ou desfolhadas, lembram silhuetas de enormes animais pré-históricos. Talvez os animais que tenham vivido ali no passado. Deixaram formas nas árvores, como retratos de família em casarões centenários. 

Nuvens criam desenhos imaginários espalhados pelo ar.


RN 11/04/15

Texto também disponível em:


Nenhum comentário: